A Contabilidade que a sua empresa precisa

A CONTABILIDADE
QUE A SUA EMPRESA PRECISA!

Abra sua empresa e tenha uma contabilidade completa.

Agende uma consulta gratuita
Já possui empresa aberta e quer mudar de contabilidade

JÁ POSSUI EMPRESA ABERTA E
QUER MUDAR DE CONTABILIDADE?

Nós migramos toda a contabilidade de forma rápida e fácil.

Agende uma consulta gratuita
MEI, Temos soluções em contabilidade para você

MEI, TEMOS SOLUÇÕES EM
CONTABILIDADE PARA VOCÊ!

A contabilidade que cabe no seu bolso!

Agende uma consulta gratuita

ICMS/GO: Contribuinte deve acessar DTE para evitar multas e regularizar pendências

Ferramenta eletrônica concentra avisos de divergências fiscais e permite autorregularização dentro do prazo

A Secretaria da Economia, por meio da Receita Estadual de Goiás, tem ampliado o uso do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) para alertar empresas sobre pendências fiscais. Desde janeiro deste ano, já foram enviados em média 2 mil comunicados quinzenais, com orientações para que os contribuintes façam a autorregularização de eventuais irregularidades detectadas nas malhas fiscais.

O registro no DTE é obrigatório para todos os contribuintes, de todos os segmentos e portes, incluindo os optantes pelo Simples Nacional. A única exceção é o Microempreendedor Individual (MEI).

O gerente de Prospecção e Auditoria, João Pedro Apolinário, reforça que o endereço eletrônico deve ser consultado regularmente. Ele alerta que “o contribuinte tem 30 dias para se regularizar após receber a notificação”.

O acesso deve ser feito pelo Portal do Contribuinte, preferencialmente de forma semanal, ou pelo menos a cada 15 dias. A meta da Receita é manter o envio de 2 mil comunicados a cada quinzena até o fim de 2025.

As malhas fiscais são abertas quando a Receita identifica divergências na documentação e na escrita fiscal, como notas fiscais registradas a menor, créditos lançados a maior ou desencontros entre declarações e dados de cartões de crédito. Essas inconsistências podem ser corrigidas pelo contribuinte antes da aplicação de multas, desde que o comunicado seja observado dentro do prazo.

Para evitar perder prazos, é fundamental o acesso frequente ao Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), já que algum aviso pode passar despercebido. A regularização deve ser feita diretamente no Portal do Contribuinte, pelo ícone “Realizar a Autorregularização”, com opção de pagamento via DARE ou de solicitação de parcelamento do débito.

Fonte: Secretaria de Estado da Economia/GO (Retirado do site IdealNews - TI-IDEAL)


Compartilhar


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Agnus

Agnus

Escritório

WhatsApp
Agnus

Agnus

Comercial

WhatsApp
Agnus

Agnus

Certificado Digital

WhatsApp
WhatsApp